Áreas de atuação da contabilidade
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 13
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo uma pesquisa sobre as áreas de atuação da contabilidade. O contador, caso queira, pode se aprofundar em uma destas áreas de atuação, aprofundando seus conhecimentos sobre a mesma.
No decorrer do trabalho, cada área será conceituada, mostrando suas características, finalidades, seu papel dentro da sociedade e como as áreas do conhecimento se relacionam entre si e com a contabilidade de um modo geral.
DESENVOLVIMENTO
1. Perícia Contábil:
A perícia contábil é uma das áreas de atuação da contabilidade, aonde a mesma auxilia a área jurídica através do laudo pericial, o qual tem o objetivo de demonstrar a verdade dos fatos ocorridos. Tais fatos são periciados porque foram contestados por alguém, então o perito, que deve ser especialista no assunto, examina-os para produzir o laudo que servirá como meio de prova para o juiz, auxiliando na resolução do processo. Santos, Schmidt e Gomes (2006, p. 17) definem bem o conceito de perícia:
Perícia é a diligência efetuada por perito, a fim de se esclarecer ou evidenciar fatos que envolvem necessariamente o saber do especialista, do técnico habilitado profissionalmente, nunca esquecendo que cada ciência aprecia os diferentes fenômenos em conformidade com seus próprios princípios e normas.
Dependendo de suas características, as perícias podem ser classificadas em quatro tipos: Perícia judicial, perícia semijudicial, perícia extrajudicial e perícia arbitral.
A perícia judicial é aquela determinada por lei, aonde o juiz poderá determinar a perícia de ofício ou a requerimento das partes, ou por imposição legal , como em caso de falência e concordatas. Ela se motiva no fato de o juiz depender do conhecimento especializado ou técnico de um profissional para poder decidir.
A perícia semijudicial é aquela que ocorre no meio estatal, porém fora do