Pirolusita
Aluno: Maurício Thadeu Fenilli de Menezes 10101950
Índice
Índice............................................................................................ 2 1.0 Introdução.......................................................................................3 2.0 Pirolusita: Identidade e Formação................................................4 3.0 Propriedades Diagnósticas...........................................................5 4.0 Ocorrência e Aplicações...............................................................6 5.0 Bibliografia......................................................................................7
1.0 Introdução
A pirolusita é o mineral de manganês assim como seu minério mais importante. O manganês é um metal estrategicamente valoroso desde que se tornou um ingrediente na produção de aço e outras ligas metálicas. Costuma-se utilizar o termo “wad” para uma textura de minério que contem vários óxidos de manganês como pirolusita, psilomelano e outros que num conjunto são difíceis de se distinguir.
A pirolusita é um produto de oxidação e/ou intemperismo de minerais portadores de manganês. Minerais como rodocrosita e rodonita são freqüentemente substituídas por pirolusita.
Foto 01: Pirolusita em seu exuberante hábito dentritico, pseudofóssil.
2.0 Pirolusita: Identidade e Formação
A pirolusita possui alguns hábitos interessantes apesar de suas ocorrências mais comuns como “fuligem”, massas escuras e formas terrosas. Possivelmente sua forma mais popular é o habito dentrítico que é gerado com variados detalhes, na qual parece uma raiz fibrosa ou a cabeça de vassoura-de-palha em arenitos, granitos e basaltos com formação unidimensional mais comum em falhas. Esses dentritos são tão bonitos e peculiares que são freqüentemente confundidos com fósseis de plantas. Outro habito popular é o agregado de cristais aciculados que se assemelham a tufos de cabelo.