Mc gregor
Olá pessoal, como estamos?!
Para mim, o principal atributo da gestão é a decisão. Gestores, antes de tudo, são pessoas encarregadas de tomar decisões. Como todos tomamos decisões o tempo todo, logo, somos todos gestores.
Quando uma empresa consegue disseminar, entre seus colaboradores, um padrão coerente para tomada de decisões, diz-se que essa empresa tem uma estratégia. Ou seja,estratégia é um padrão coerente para tomada de decisões.
Embora esse seja um blog fundamentalmente técnico, vez ou outra, pode ser útil compartilhar algumas das influências que tive para gestão e que sigo para colaborar formulação de estratégia.
Hoje, falo sobre Douglas McGregor.
Quem foi Douglas McGregor?!
Douglas McGregor (1906-1964), foi Bacharel pela Wayne University, Doutor em Psicologia Experimental na Universidade de Harvard, Reitor do Antioch College, Professor no MIT, Autor de “The Human Side of Enterprise”.
Pensamento-chave
McGregor acreditava que as crenças básicas dos gestores têm influência dominante sobre a forma como as organizações são gerenciadas e o fundamental nisso são os pressupostos dos gestores sobre o comportamento das pessoas.
McGregor afirma que as opiniões enquadram-se em duas grandes categorias – Teoria X e Teoria Y. Essas teorias descrevem duas visões de pessoas no trabalho e podem ser usadas para expor dois estilos opostos de Gestão.
Teoria X: A visão tradicional de direção e controle
Chamada pelo autor de “Hipótese da Mediocridade das Massas”.
A Teoria X é baseada no pressuposto de que:
▪ O ser humano comum tem aversão pelo trabalho e procura evitá-lo sempre; ▪ Por causa disso, a maior parte das pessoas precisa ser forçada, controlada, dirigida e ameaçada para que realizem esforço adequado; ▪ O homem comum prefere ser dirigido, tenta evitar responsabilidades e tem pouca ambição; ▪ O homem comum busca, basicamente, segurança.