A teoria da tridimensionalidade do Direito
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO
PROFESSOR: ANDRÉ LUIZ AMARAL
ALUNA: FERNANDA CORDOVIL SALES
TURMA: 17211
A IMPORTÂNCIA DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO
Palavras-chave: Miguel Reale Teoria Tridimensional do Direito. Modelos jurídico
Para Miguel Reale “fato, valor e norma estão sempre presentes e correlacionados em qualquer expressão da vida jurídica”, Desta feita filósofos, juristas e sociólogos não devem estudar nem analisar esses elementos de forma isolada, mas, sim, associadas ao “mundo da vida”, temos que mensionada posição rejeita o nominado tridimensionalismo genérico ou abstrato. Quer dizer, as investigações do filósofo, do jurista e do sociólogo passam a ter um sentido dialético, a título exemplificativo, a sentença judicial é apreendida segundo uma experiência valorativa concreta e não apenas como um ato lógico formal, resultante unicamente de um silogismo.
Diante disso, com esta teoria Miguel Reale, propôs uma análise dos fatos e consequências deste de forma ampla, verificando cada um dos seus elementos e fatores de forma conjunta e baseados na atualidade costumes da sociedade.
Miguel Reale (São Bento do Sapucaí, 6 de novembro de 1910-SP, 14 de abril de 2006) foi um filósofo, jurista, educador e poeta brasileiro e um dos líderes do integralismo no Brasil. E pai também do jurista Miguel Reale Júnior.
Miguel Reale, conhecido como formulador da Teoria Tridimensional do Direito, onde a tríade fato, valor e norma jurídica compõe o conceito de Direito. Nesse teor de ideias, lançou-se, ainda moço, na defesa de uma tese contrapunha-se à redução normativista de Hans Kelsen: a “Teoria Tridimensional do Direito”.
Toda a teoria do mestre Viena desenvolveu-se sobre o pensamento de que direito é apenas e tão somente norma jurídica. Miguel Reale entendia que “não, a norma jurídica é