REVOLUÇÃO FRANCESA
REVOLUÇÃO FRANCESA
A Revolução Francesa teve relevante papel nas bases da sociedade de uma época, foi um longo processo que teve como marco uma grande seca e fome generalizada, fatores que conduziram e se somaram a outros, fazendo a população urbana de Paris se revoltarem contra o rei. Foi um movimento social e politico ocorrido na França no século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o antigo regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
TIAGO
Em 1789, a população da França era a maior do mundo, e era dividida em três estados:
CLERO( 1° ESTADO) : Alto clero: Ex (bispos e abades) Baixo Clero: Ex( sacerdotes pobres)
NOBRESA(2° ESTADO) :Nobreza Cortesão: Ex (moradores do Palácio de versales) Nobreza provincial (grupo empobrecido que vivia no interior) Nobreza de Toga (burgueses ricos que compravam títulos de nobreza e cargos políticos e administrativos)
POVO(3° ESTADO)
Camponeses
Grande burguesia (banqueiros, grandes empresários e comerciantes)
Média burguesia (profissionais liberais)
Pequena burguesia (artesãos e comerciantes)
Sans-culottes (aprendizes de ofícios, assalariados, desempregados). Tinham este nome porque não usavam os calções curtos com meias típicos da nobreza.
LUANA
O clero e a nobreza tinham vários privilégios: não pagavam impostos, recebiam pensões do a estado e podiam exercer cargos públicos.
O povo tinha que arcar com todas as dispesas do 1° e 2° estado. Com o passar do tempo o 3° estado começou a se revoltar e a lutar pela igualdade de todos perante a lei. Pretendiam combater, o absolutismo monárquico e os privilégios da nobreza e do clero.
Sentindo que seus privilégios estavam ameaçados, o 1° e 2° estado se revoltaram e pressionaram o rei para convocar a Assembleia dos Estados Gerais que ajudaria a obrigar o povo a assumir os