a revolução industrial e o filme tempos modernos
Tema: a revolução industrial no contexto do filme “tempos modernos”
O filme Tempos Modernos a meu ver faz uma grande crítica à revolução industrial, período em que as máquinas tomaram o lugar de vários trabalhadores, pois o trabalho feito por muitos homens era feito por apenas uma máquina. O filme começa com a imagem de um relógio que retrata como as fábricas controlavam a vida das pessoas, até certo ponto em que alguém cria o relógio e o mesmo faz um feito já grande na vida daquelas pessoas, por que a partir daí eles passavam a ter horários fixos, ou seja, tinham hora para tudo, mas isso não influenciou muito no modo de trabalho das pessoas. Obrigados a trabalhar por longos períodos de tempo, os trabalhadores daquela época não tinham tempo nem para ir ao banheiro e isso é retratado por uma cena em que Charlie tira hora de descanso e seu chefe aparece através de um telão e o manda voltar ao trabalho, com isso fica claro as péssimas condições trabalhistas daquela época.
Também pode ser citado como uma crítica a cena em que o pobre Charlie, por algum simples erro deixa a sua ferramenta de trabalho presa em uma das porcas que ele acochava e nesse instante ele tem que tomar o lugar dos outros para concertar o prejuízo, ou seja, os espaços entre os operários eram mínimos, o que prejudicava a todos quando ocorria um simples erro.
Outra cena bem polêmica e engraçada é a parte em que uma máquina de alimentar é apresentada à fábrica e Charlie é usado com teste. O pobre coitado é submetido a uma alimentação nada normal, suas mãos ficavam imóveis por algo que às segurava e enquanto isso á máquina fazia o papel delas, até o ponto em que a máquina apresenta um defeito e ele é submetido a momentos muito humilhantes, tudo isso com a intenção de diminuir o tempo da hora de almoço, ou seja, apesar das longas horas de trabalho repetitivo, os operários ainda tinham seus tempos de descanso reduzido ao máximo possível.
Com o excesso de horas trabalhadas e nenhuma