A sociedade não é estática
A estática social analisa as leis gerais da ordem social, tem a ver com a compreensão das condições de existência, que, por sua vez, dependem da compreensão das relações necessárias entre as partes de um todo social.
A estática social seria uma espécie de anatomia da sociedade. Descreve os fenómenos e vê como estão relacionados. Na estática social, trata da integração e da interpenetração de todos os aspetos, atividades e manifestações da realidade social, no mesmo todo indecomponível da sociedade.
Um exemplo de sociedade estática é a Índia, a sociedade é dividida em camadas, estabelecidas por herança paterna que definem profissão, vestimenta e alimenta. Existem as seguintes camadas:
Brâmanes – religiosos
Xátrias – militares
Vaixias – camponeses e comerciantes
Sudras – “operários”
Dalits ou Haryans (Parias) – Sem castas ou intocáveis. Estes são considerados sagrados, pois como sofrem muito, os indianos acreditam que eles estejam mais perto da libertação.
A principal religião do país é o Hinduísmo, que é caracterizado por um conjunto de crenças que se fundamentam no princípio da imortalidade da alma até a sua purificação e também no conceito de karma (caminho da alma). O Hinduísmo, portanto, tem a resignação como virtude moral e funciona como disciplinadora social mantendo o status Quo (posição de um indivíduo ou grupo dentro de uma sociedade).
Porque os padrões comportamentais mudam, a ética muda muitas vezes para pior. Aqui no Brasil, por exemplo, a ética involuiu, e o povo está aceitando, assim como aceitou padrões de comportamento moral que mudaram a sociedade e seus costumes, estamos entrando na era onde a mediocridade, a vulgaridade e o mau gosto