biografia de august conte
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, nasceu em Montpellier, 19 de janeiro de 1798 na França. Foi um filósofofrancês, fundador da Sociologia e do Positivismo.
Montpellier,foi onde também fez os seus primeiros estudos. Fez curso de medicina e estudo durante um tempo na escola Politécnica. Ficou conhecido da intelectualidade francesa depois que foi secretário do socialista Saint-Simon, mas viria a romper a amizade por divergências ideológicas.
Comte passou a estudar as possibilidades de esboçar em teoria um modelo ideal de sociedade organizada. Em 1822, publicou “Plano de trabalhos científicos necessários para reorganizar a sociedade". Em 1830, iniciou se livro “Curso de Filosofia Positiva”. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo.
Importante ressaltar que as idéias do positivismo inspiraram até o lema da bandeira brasileira “ordem e progresso”, o exército brasileiro e a proclamação da República do Brasil em 1889.
O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões.
Não pôde concluir a obra ao falecer, possivelmente de câncer, em 5 de setembro de 1857, em Paris. Sua última casa, na rua Monsieur-le-Prince, n. 10, foi posteriormente adquirida por positivistas e transformada no Museu Casa de Auguste Comte. Encontra-se sepultado no Cemitério do Père-Lachaise em Paris na França.
A Lei dos três Estados;
Os três estados, de acordo com a história humana, são:
Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplismente por Deus. Esse estado tem outras três divisões:
- Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria.
- Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados