anjos ou demonios
A importância da segmentação da sua carteira de clientes
Devemos considerar que o cliente sempre tem razão, mesmo quando este cliente não é o certo para seus negócios. Clientes têm sempre a sua própria opinião e sempre compram levando em consideração as suas próprias razões, mesmo o melhor dos profissionais de vendas deverá levar em consideração que no final prevalecerá sempre a razão do cliente e este decidirá pelo fechamento da venda ou não.
Sejam eles fiéis ou não, farão o que acreditam ser do seu interesse pessoal, levando em conta sempre os seus sonhos e objetivos.
Eles vão te trocar sempre que perceber que serão mais bem servidos em um outro lugar.
Portanto para um sucesso duradouro nesta relação de negócios, devemos sempre conhecer o nosso público alvo e apelar aos seus reais desejos, focando em satisfazer as suas vontades e necessidades, antes de partir para qualquer campanha de marketing e relacionamentos.
É muito comum empresas investir em campanhas de marketing a fim de atrair um publico maior para seus negócios ou ativar os já existentes, sem uma base que lhe assegure uma mensuração de resultados.
E este público que é atraído para a empresa é composto na sua maioria por clientes que buscam apenas descontos, vantagens, itens especiais e nada mais, resultando em perda de rentabilidade alem de custos de estocagem, logística interna ,custos de administração de vendas e outros.
É um velho mito considerar que clientes são em igualdade o nosso bem mais valioso, quando na realidade não percebemos que existem clientes que não traz nenhuma lucratividade à empresa e qualquer negociação com ele terminará em prejuízos.
Por isso a importância de segmentar sua carteira de cliente e criar seu banco de dados onde possa identificar com clareza o perfil de cada cliente e identificar os similares a sua demanda e que estejam alinhados com a sua proposta de valores.
Conforme publicado na revista Fortune, o editor cita que 20% dos