Tcc lixo espacial
TRABALHO DE DIREITO EMPRESARIAL
ANDRÉ CELSO PICHETTI
LUCIANO CAMARGO RIGON
LIRIANE MELINA CAMARGO
Pato Branco, 30 de novembro de 2012.
CONTRATOS BANCÁRIOS
A origem da atividade bancária é um tanto difícil precisá-la, mas ao analisar-mos o conteúdo histórico, remete-nos às operações de câmbio realizadas principalmente nas feiras medievais, onde a necessidade de se verificar, valorar e transportar moeda e metais preciosos dentro de uma cidade ou além-fronteiras.
O banqueiro, nesta primeira fase, era o mercador que, entre outras operações mercantis, exercia a atividade de câmbio e de custódia de valores. Dentre essas negociações houve um serviço de incalculável lucro aos governos como principais emissores de moeda nas casas de cunhagem, aperfeiçoando com o linear do tempo, diversas formas de moedas para negociação de produtos diversos que os cidadãos da época faziam as suas negociações. Os cambistas que foram adquirindo a reputação adequada começaram a atrair depósitos de moeda para guardar sob sua custódia, anotando nos seus livros o valor calculado deste nos termos de uma unidade de padrão de cálculo, usando-as conforme aumentavam as negociações.
Com o aumento sucessivo de mercadorias a serem negociadas e isto os levaria a uma necessidade de melhorar as condições de negociabilidade, haja vista, que com o fomento das atividades e dos constantes aumentos na quantidade de mercadoria a ser transportada; surge com a evolução natural dos negócios, a letra de câmbio, suprimindo o custo do transporte de moeda e de metais,uma vez que o valor expresso no papel convertia-se em moeda circulante no território de destino ao ser apresentada ao sacador ou ao seu representante. Nesse passo, houve um crescente uso das reservas transformando esses banqueiros em instrumentos de realização de