Ensaio de tração estatica
Definição:
Para aplicação dessa norma é considerada a tração estática longitudinal de uma embarcação a sua máxima força contínua de empuxo que pode ser desenvolvida e mantida no sentido longitudinal, por um período mínimo de 30 minutos.
Aplicação:
1) Os rebocadores empregados na navegação interior que possuam potência instalada maior que 300 hp somente poderão efetuar serviços de reboque, mesmo que eventuais ou temporários, caso sejam submetidos a um teste de tração estática, de acordo com os procedimentos estabelecidos no anexo 3i.
2) Os rebocadores empregados na navegação interior que possuam potência instalada menor ou igual a 300 hp somente poderão, mesmo que temporariamente, realizar serviços de reboque na navegação de mar aberto caso sejam submetidos a um teste de tração estática, de acordo com os procedimentos estabelecidos no anexo 3i.
3) Para embarcações para as quais não exista no país aparelhagem que suporte o esforço exigido para o teste de tração estática previsto neste item, será aceito um certificado de tração estática emitido no esterior por uma sociedade classificadora.
Procedimentos 1) O ensaio deverá ser conduzido por engenheiro naval ou por uma Sociedade Classificadora, contratada pelo interessado, que emitirá o Certificado e seus anexos, ficando responsável por todas as informações neles contidas. 2) Sempre que julgado necessário ou conveniente, a DPC poderá enviar representante para acompanhar o ensaio. 3) O engenheiro naval ou a Sociedade Classificadora contratada para a realização do teste deverá informar a DPC, com pelo menos cinco dias úteis de antecedência, a data prevista para realização do ensaio.
Certificação de Tração Estática 1) O resultado do teste de tração estática será atestado por intermédio de um certificado de tração estática, cujo modelo é apresentado no Anexo 3-J. 2) O teste de Tração estática tem validade de 5 (cinco) anos, contados a partir da data de