Estática e Dinâmica Social de Comte
O conceito de estática e dinâmica, na Biologia, é a distinção racional entre o ponto de vista anatômico e o fisiológico. Onde a anatomia estuda a organização e o fisiológico estuda o funcionamento. Porém, no sentido sociológico, esses conceitos tem significados semelhantes, apenas adaptações, já que na Biologia se estuda um individuo e a Sociologia preza pelo conjunto. Na sociologia, a estática estuda fundamentalmente as condições de existência da sociedade, como ela se organiza, e na dinâmica o estudo investigaria as leis de seu desenvolvimento, como ela funciona.
Há um dualismo científico quanto à Estática Social e à Dinâmica social, que é sua associação a ordem e progresso. A ordem está relacionada à estática, que consiste numa justa harmonia entre diversas condições de existência da sociedade. O progresso liga-se, por sua vez, à dinâmica que deve reduzir-se à simples noção do desenvolvimento fundamental. Logo, pode-se concluir que a dinâmica subordina-se à estática social, pois o progresso provém da ordem e aperfeiçoa os elementos permanentes de qualquer sociedade.
O estado social jamais teria existido se tivesse que ser resultado de qualquer convicção da utilidade individual. A sociabilidade é algo essencialmente espontâneo da espécie humana e tem a tendência de adquirir naturalmente mais extensão e estabilidade, pelo próprio desenvolvimento que ela proporciona ao conjunto de necessidades humanas.
Ao contrário do pensamento teológico, o espírito positivo é diretamente social. O homem propriamente não existe, pois todo o desenvolvimento dos seres humanos é devido à sociedade. Nada seria de um homem se ele não tivesse a noção de ‘’nós’’ e só a noção de ‘’eu’’. Este aspecto, é um conjunto da nova filosofia que acredita que deve-se ressaltar a ligação de cada um com todos, com um sentimento intimo de solidariedade social.
A teoria positiva das forças sociais é resultado de um pensamento que acredita que um individuo nada mais