Enfermagem
A sociologia apresenta dois grandes elementos: estática social e dinâmica social. Estes elementos procuram responder as seguintes perguntas: ∙ Quais são os elementos que compõem qualquer sociedade? ∙ Como as sociedades mudam no decorrer do tempo?
● Estática e dinâmica
A dinâmica social tem como base as mudanças históricas que ocorrem durante o tempo. Essas mudanças foram estudadas profundamente no Curso de filosofia positiva (1830-1842).
No Sistema de política positiva (1851-1854), Comte examinou os elementos que existem em qualquer sociedade, independente da época (leis da estática social).
Para a estática social, o princípio sociológico fundamental é a “separação dos ofícios e convergência dos esforços”.
Para Aristóteles, a sociedade é composta por diferentes indivíduos, cada um assumindo uma responsabilidade específica e colaborando entre si. A ação individual e a colaboração, são extremamente necessárias para a existência da sociedade.
Alguns sociólogos caracterizam a sociologia de Comte como organicista, preocupada com um consenso.
É errado afirmar que August Comte era organicista, embora usasse metáforas biológicas (órgãos e funções sociais). Ele afirmava que não se pode levar muito adiante o uso das metáforas, pois ela pode ser enganosa e gerar confusões.
A sociedade, diferente dos órgãos dos seres humanos, é formada por seres separados, independentes. Cada ser humano e cada grupo têm necessidades específicas e a principal dificuldade é respeitas essas necessidades.
Em vários momentos, Comte valorizou conflitos, como as disputas entre os patrícios e os plebeus, e as lutas políticas da vida civil na sociedade contemporânea. Essas lutas, dentro de limites, pode servir como melhoria para a sociedade. Em qualquer caso, devemos SEMPRE evitar a violência.
Elementos da estática social:
Religião: Para Comte, era diferente da Teologia; É por meio dela, que o indivíduo e a sociedade desenvolvem suas capacidades.