Comte
2 - A Fundação da Sociologia
Para Comte, a tarefa da sociologia seria estabelecer quais seriam as Leis do devenir histórico, pois segundo ele, existiriam leis que determinariam os acontecimentos futuros e o desenvolvimento humano. Portanto, a função da sociologia seria a de resolver a de resolver a crise no mundo moderno, isto é, fornecer o sistema de ideias científicas que presidiria à reorganização social. Mas não concordava com guerras e revoluções para que fosse estabelecida essa reorganização social, por isso, é considerado um reformador, não um revolucionário.
Comte achava que, a partir do momento em que o espírito humano fosse desenvolvendo-se, ocorreria as mudanças no contexto social, pois de nada adiantaria mudar o governante ou a forma de governar se os indivíduos não tivessem alcançado um dado desenvolvimento.
A supremacia do todo sobre as partes é a especificidade da sociologia. E nome que Comte dá a esse fenômeno é o de consenso social, onde essa primazia do todo sobre as partes empregaria tanto a coerção física quanto a educação moral em caso de desvios comportamentais daquilo que estava sendo imposto pela sociedade. A educação moral é o recurso utilizado cotidianamente na formação dos indivíduos, do que é "certo" ou "errado". Já a coerção física implica n recurso ao uso da