Comte
Professora: Ana Cássia
Série: 1º ano “B”
Sociologia
Palmeira dos índios – AL
19/2012
Equipe: Adriana Martins
Fabíola Dantas
Gyovanna Ribeiro
Isabel Cavalcante
José Oscar Carvalho
Maria Alicia Ferro
Monabelly Gama
Mylena Thayná Targino
Palmeira dois índios-AL
19/2012
Comte: Uma formação intelectual cientificista
Augusto Comte, que teve um papel importantíssimo na origem da sociologia iniciou sua trajetória intelectual muito cedo, com apenas 16 anos, onde ingressou na escola politécnica de paris, onde também recebeu a influencia intelectual de ilustres cientistas, mais o princípios de cada ciência de uma abordagem histórica logo após a escola acabou fechando, comte foi obrigado a deixar a politécnica, passando mais tempo em paris. O tempo que passou em paris.
O tempo que passou em Paris entrou em contato com as formulações teorias das ideologias onde a obra de maior reformação foi esboço de um histórico dos progressos do espírito humano que fala sobre o desenvolvimento da humanidade, onde sua principal idéia, é de que as descobertas e inovações da ciência,concorrem para criação de uma era em que a organização social e política , não seria presidida pelo homem e sim pela razão.
Os temas do pensamento comtiano
A época de comte havia dois pensadores franceses cujas idéias sobre as questões sociais eram muito difundidas:Henri de Saint – Simon e Charles Fourier.comte ,por sua vez entendia que em incutir novos hábitos intelectuais nos homens era um caminho mais certeiro.
O primeiro passo segundo comte seria criar uma filosofia da historia ,cuja finalidade era elucitar as razões . Comte pensou