Plano de recuperação ambiental de área de preservação permanente
Tarcisio Brito de Abreu
RESUMO
O objetivo principal deste trabalho é mostrar os fatores relacionados ao desmatamento, as implicações advindas do seu mal e os benefícios da sua recomposição para o ecossistema . A preocupação ambiental criou um novo paradigma da sociedade que é o da responsabilidade ambiental. Dentro desta responsabilidade se encontra a necessidade de recompor o que foi alterado pela atividade humana. Uma das necessidades de recomposição é pertinente a recomposição da flora, onde cerca de 50% já foi atingida no cerrado. Um componente da flora de extrema importância é a mata de galeria ou mata ciliar, que tem importante função no balanço orgânico, preservação da fauna e da microflora e na prevenção da erosão às margens dos rios, evitando sobretudo o seu assoreamento. Este trabalho visou a recomposição florestal de uma área degradada de mata de galeira de 0,19 ha na Fazenda Timbaúba, a 23 km a sudeste da cidade de Balsas, estado do Maranhão.
Palavras-chave: Degradação. Desmatamento. Recuperação. Recomposição. Mata de Galeria
INTRODUÇÃO
Histórico da Degradação Ambiental
O interesse da sociedade e da comunidade científica pelas questões ambientais não é tão recente. Hodiernamente a emergência dessa temática está intimamente ligada à perda de qualidade de vida dos seres humanos devido ao caráter predatório e dilapidador do meio ambiente relacionado a uma apropriação desregrada da natureza, o que tem provocado o esgotamento e a poluição de elementos vitais à vida de qualquer ser vivo e da humanidade (SILVA, 2006).
A transição entre o feudalismo e outros sistemas para o capitalismo foi um marco para o aumento das atividades humanas, especialmente as industriais e, por conseguinte, deu-se início a uma maior intensificação do uso dos recursos ambientais, haja vista naquele momento, os mesmos serem