Assedio moral
As diversas características e tipos de assédio moral envolvem pessoas
Nas quais se observa deficiência de perfil e caráter, ocasionando consequências para a organização e para os envolvidos.
De forma que o empregador tem obrigação de prevenir a ocorrência do assédio e conduzir o agressor as punições devidas.
Caracterizando relação de poder autoritário marcadas pelo” passo a passo” da ameça à exclusão, o assédio moral não deve mais ser tolerado na sociedade.
Embora o mundo atual diante do mercado competitivo, da globalização e do capitalismo praticado pelas organizações em busca de resultados ,tendem a expor o clima organizacional a prática do assédio.
A ausência de uma política de prevenção e medidas para evitar o assédio ocasiona responsabilidades que não está limitada ao ressarcimento da vítima, vai muito além do financeiro, é preciso corrigir os danos emocionais, psíquicos e afetivos, pois as pessoas não podem serem tratadas como objeto. os empregadores devem ter consistente investimentos na área de treinamento com seus liderados, afim de prevenir comportamentos que caracterizam tipos de assédios e zelar por um clima organizacional. Incluindo também pesquisas frequentes sobre clima organizacional, estudando e identificando possíveis foco deste mal.
Quando se fala de informar e treinar os colaboradores, não de uma forma superficial, mas investimento em setores da organização, especialmente a bancária com departamentos que cuidem do assunto, que identifique as pessoas com perfil de agressor e que usa por prioridade uso do poder sobre seus subordinados, embora conhecemos como já foi citado outros tipos de assédios. Promover treinamentos e ter multiplicadores sobre toda a extensão bancária de uma forma a fazer conhecido a todos os colaboradores quais seus direitos e os canais de comunicação a que podem se reportar, cartilhas de divulgação dos direitos e deveres , pois é bem oportuno prevenir diante dos fatos conhecidos, já que a rotina dos