A SOCIEDADE EDUCACIONAL E O ESTATUTO DA CRIANÇA E O ADOLESCENTE (ECA
A SOCIEDADE EDUCACIONAL E O ESTATUTO DA CRIANÇA E O ADOLESCENTE (ECA)
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
NÚCLEO DE APOIO DE SOROCABA
JABOTICABAL
2011
FRANCESCO DE VASCONCELLOS
A SOCIEDADE EDUCACIONAL E O ESTATUTO DA CRIANÇA E O ADOLESCENTE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís como exigência parcial para conclusão do curso de pós-graduação Lato Sensu em Direito Educacional.
Orientador: Prof. Ednilson de Vaz
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
NÚCLEO DE APOIO DE SOROCABA
JABOTICABAL/SP
2011
Dedico este trabalho aos meus pais e meu filho que sempre estiveram presente nesta minha jornada, não se esquecendo de minha força espiritual, Deus.
AGRADECIMENTOS
Dedico este trabalho aos educadores comprometidos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, via o cumprimento de seu dever e a luta por melhorias na educação.
A educação é a porta para tudo na vida é por esse motivo que escolhemos este caminho.” (MONTESSON,
RESUMO
A sociedade educacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente tem entrado em conflito diante das práticas definidas pelas leis, sendo os direitos e também os deveres apresentados, assim vários estudos, indagações, convenções e declarações foram apresentadas em favor do ECA. Mas a questão é: será que tudo isso vem ajudando nossa sociedade a manter um equilíbrio entre o direito e o dever, a teoria e a prática? Nosso público jovem é mais apreciado e respeitado depois das leis impostas a eles? Apresentamos neste trabalho um pouco da teoria proposta por nossas autoridades e escritores como Carlos Roberto Jamil Cury e Wilson Liberati Donizeti, defendendo a melhora educacional, mas ainda apresentando novas ideias