A salvação na historia da igreja
Conceito de Salvação
Salvação significa a ação ou o resultado de livramento ou preservação de algum perigo ou enfermidade, subentendendo segurança, saúde e prosperidade.
Salvação, do verbo grego sõzõ, “salvar” e do substantivo “sõtêria”, denotam a salvação e a libertação no sentido de evitar algum perigo que ameace a vida. Podem significar também “conservar” ou “preservar”, e até “voltar com segurança” para casa.
1. O QUE É SOTERIOLOGIA?
Conceito 1:
A soteriologia (HOEKEMA, 2002) é o estudo da salvação humana. O tema da soteriologia é da área da Teologia Sistemática que trata da doutrina da salvação humana.
Conceito 2:
Soteriologia (CARVALHO, 2009) é a disciplina teológica que trata da salvação. A ação do homem não tem participação na obra da salvação, isto é, não há algo de sua parte que colabore com a sua própria redenção, ela é ação unilateral de Deus.
Conceito 3:
Soteriologia é o estudo da salvação. É o tratado bíblico a respeito da salvação do mundo (homem e universo).
Conceito 4:
Soteriologia é por definição a parte da teologia que trata especificamente da salvação, conforme efetuada por Jesus Cristo.
Conceito 5:
Na Teologia Sistemática encontramos a soteriologia, que é a disciplina teológica que trata da salvação humana. É uma doutrina trinitária, pois a salvação é o resultado da obra do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito santo na vida do homem, que por sua vez, deve crer e aceitá-la.
a) Salvação no cristianismo:
A soteriologia no cristianismo estuda como Deus separa as pessoas condenadas pelo pecado e os reconcilia consigo. O convertido recebe o perdão dos seus pecados, e uma nova vida e a salvação, que foram adquiridos por Jesus Cristo devido seu sofrimento inocente, morte e ressurreição após sua morte na cruz do Calvário.
Alguns cristãos acreditam que a salvação é obtida a partir deles e da vontade de Deus (Sinergismo), outros crêem que a salvação parte da vontade absoluta de Deus e que o