PROJETO DE TCC Salvação pela Fé ou pelas Obras? Uma Reflexão sobre a Teologia e a Prática da Salvação nas Assembléias de Deus no Brasil
Salvação pela Fé ou pelas Obras? Uma Reflexão sobre a Teologia e a Prática da Salvação nas Assembléias de Deus no Brasil
PROBLEMATIZAÇÃO
A observância sobre o discurso teológico (sistemático) e a prática popular sobre a salvação nas Assembléias de Deus no Brasil, identifica indícios de um nó problemático de ordem não apenas conceitual, mas principalmente de uma prática incongruente com a sua teologia. Percebe-se, tanto no passado como atualmente, um investimento crescente em ações “penitenciais” para que haja perdão de pecados, destacando alguns que são implicitamente considerados como piores (“vaidade”, sexo, sensualidade, entre outros).
Também é notória a ênfase em atos cada vez mais “mistificados” ou “espiritualizados” para uma suposta ascensão à santidade de “ungido” ou “bênçãos especiais”. Vê-se ainda um zelo exagerado numa série de regras conhecidas popularmente por “lei dos crentes”. Esta suposta lei, consiste numa espécie de auto-convencimento ou exposição para a sociedade de um tipo de “exclusivismo salvífico”.
Mesmo tendo um credo coerente aos fundamentos do cristianismo bíblico, tem-se visto nos púlpitos da maioria das igrejas assembleianas, uma constante pregação menos objetiva e mais subjetivista ou espontaneísta (interpretações pessoais). Pregações e ensinos mais atrelados às experiências particulares ou, quando não, presos a uma tradição fundada no poder da instituição (e dos líderes) nas bênçãos e vida eterna dos liderados. Esta prática, aliada com o medo pessoal dos ouvintes leigos, tem gerado cada vez mais incertezas conceituais, teológicas e procedimentais sobre a salvação e condenação eterna.
Diante desta desses pressupostos, levantou-se as seguintes questões investigativas:
Qual a perspectiva prática de “justificação pela fé” (que é o pilar principal da soteriologia cristã-protestante), na maioria das Igrejas Assembléias de Deus brasileiras?
Qual a relação entre a doutrina soteriológica da justificação com o conceito e