Parâmetros dos Sistemas
O que são parâmetros ?
São constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente de sistema.
Os parâmetros dos sistemas são:
Entrada ou insumo (input): é a força ou impulso de arranque ou de partida do sistema que fornece material, energia ou informação para a operação do sistema.
Recebe o nome de exportação.
Saída, produto ou resultado (output): é a consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema. Os resultados de um sistema são as saídas. Essa devem ser congruentes (coerentes) com os objetivos do sistema. Os resultados dos sistemas são finais (conclusivos), enquanto os resultados dos subsistemas são intermediários. Recebe o nome de exportação.
Processamento, processador ou transformador (throughput): é o necessário de conversão das entradas em saídas. O processador está empenhado na produção de um resultado. O processador não pode ser representado pela caixa negra: nela entram os insumos e dela saem os produtos.
Retroação, retroalimentação, retroinformação (feedback) ou alimentação de retorno: é a função de sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido. A retroação tem por objetivo o controle, ou seja, o estado de um sistema sujeito a um monitor. Monitor é uma função de guia, direção e acompanhamento. Assim, a retroação é um subsistema planejado para “sentir” a saída
(registrando sua intensidade ou qualidade) e compará-la com um padrão ou critério evitando desvios. A retroação visa manter o desempenho de acordo com o padrão ou critério escolhido.
Ambiente: é o meio em que envolve externamente o sistema. O sistema aberto recebe suas entradas do ambiente, processa-se e efetua saídas ao ambiente, de tal forma que existe entre ambos – sistema e ambiente – uma constante interação. O sistema e o ambiente encontram-se inter-relacionados e interdependentes. Para que o sistema
seja