PLANO DE AULA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
Plano de Aula
Tema: Indicar o tema central da aula, que no caso da História exige clara delimitação temporal.
Objetivos específicos: consistem na descrição clara do que se pretende que o aluno alcance. Não são as ações do professor. Os objetivos são alvos de aprendizagem e a aprendizagem que se busca é a do aluno. Por exemplo, desenvolver algumas habilidades.
Questões norteadoras: são questões/perguntas/afirmações que suscitam nos alunos os seus conhecimentos espontâneos/prévios como elementos integrantes da aula. Permitem a interação na sala de aula.
Conteúdos (conceitos, procedimentos, atitudes):
- conceitos: aqui se aborda conceitos, fatos, teorias, hipóteses... levar o aluno a operar com ideias, símbolos, imagens que representam a realidade etc.
- procedimentos: são os modos de buscar e aplicar: debate, elaboração de hipóteses, estabelecimento de relações entre fatos...
- atitudes: estão ligados às normas, valores, virtudes, que também fazem parte do conhecimento escolar...
Contextualização: (consiste na explicitação da importância do conteúdo relacionado à vida prática do aluno). Tb consiste na busca dos significados das interpretações históricas passadas e presentes, no estabelecimento das relações e comparações entre situações e problemáticas presentes e passadas. Para tanto, o sujeito professor necessita: articular diferentes conteúdos (interdisciplinaridade), sujeitos, eventos e temporalidades, sem se afastar da perspectiva histórica, ou seja, sem incorrer em anacronismos/senso comum.
Procedimentos metodológicos: a metodologia adotada pelo docente se configura como uma postura diante da realidade que atua. Relaciona-se com a forma como o professor compreende e interpreta a “realidade”. Revela a forma como o professor interpreta e compreende a vida do homem em sociedade. Está relacionada com a concepção pedagógica, com sua visão de educação, de sociedade, de