Anestésicos utilizados em Medicina Veterinária
Técnica Cirúrgica e Anestesiologia
Saddam Maher Mohamad Safa
Barra do Garças – MT, 17 de Setembro de 2013
FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA
Técnica Cirúrgica e Anestesiologia
Anestésicos utilizados em Medicina Veterinária
Saddam Maher Mohamad Safa
Trabalho apresentado pelo acadêmico Saddam Maher Mohamad Safa ao Curso de Medicina Veterinária da UNIVAR como pré-requisito de aprovação parcial na Disciplina de Técnica Cirúrgica e Anestesiologia, sob a orientação da professora Cristiane Isabô Giovannini.
Barra do Garças – MT, 17 de Setembro de 2013
Introdução
Anestésicos consiste em evitar a dor de um animal que será submetido a uma intervenção cirúrgica, exige vários requerimentos e cuidados quando forem utilizados e suas doses devem ser precisas quando aplicadas no animal.
Desenvolvimento
Lista de anestésicos utilizados em Medicina Veterinária:
ACEPROMAZINA injetável
Entre suas ações farmacológicas, destaca-se a de tranquilizante neuroléptico. Nos animais tratados observa-se um estado de quietude, com diminuição da atividade motora espontânea, pequenas doses que não induzem ao sono, diminuem a agressividade, ansiedade e a excitação, permitindo um fácil manejo dos animais. Reconhece-se nas drogas fenotiazínicas, um acentuado efeito ansiolítico, que pode prolongar-se até 3 dias. Ao controlar o medo e a ansiedade ou stress nos animais, "ACEPROMAZINA injetável" torna possível uma melhor adaptação a ambientes novos e faciIita o transporte. Os efeitos terapêuticos de "ACEPROMAZINA injetável", manifestam-se 10 minutos após a injeção endovenosa e entre 15 a 30 minutos, após a injeção intramuscular.
Eqüinos: Dose média: 1,5 ml cada 400 kg de peso vivo. Não administrar o produto a reprodutores de mais de 2 anos de vida (Vide Precauções).
Bovinos: Dose média: 2