Habitat
O conceito de habitat é, normalmente, usado em referência a uma ou mais espécies, no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável. Por exemplo, o habitat da truta são os cursos de água bem oxigenados e com baixa salinidade das zonas temperadas.
Apesar de o habitat ser um elemento da natureza, existem também os habitat artificiais, construídos pelo homem, normalmente para promover o aumento populacional de determinada espécie ou comunidade. Exemplos tão antigos como a história da humanidade incluem os campos de cultivo ou os criadouros de peixes.2
O conceito de habitat é, normalmente, usado em referência a uma ou mais espécies, no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável. pesar de o habitat ser um elemento da natureza, existem também os habitat artificiais, construídos pelo homem, normalmente para promover o aumento populacional de determinada Quando estudamos as relações ecológicas entre as espécies biológicas, tanto plantas quanto animais, é comum, no entanto errado, confundir ou mesmo associar o Habitat de uma determinada espécie ao Nicho Ecológico que a mesma ocupa.
Portanto, o termo Habitat refere-se ao lugar que um organismo ocupa no ecossistema, e o nicho ecológico à descrição do seu modo de vida.
Através de uma analogia simples temos:
O hábitat representa o endereço de um organismo no ecossistema;
E o nicho ecológico corresponde ao papel que o organismo desempenha dentro desse ecossistema.
Quando dizemos que o Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é um animal típico do cerrado, referimos ao seu habitat, porém quando dizemos que essa