Animais e seus habitats
Esses animais que vivem na natureza sem receber a intervenção do homem em suas vidas são chamados de animais silvestres.
O homem foi amansando, domesticando alguns desses animais, tornando possível o seu convívio no nosso meio, utilizando alguns deles para seus interesses, como no trabalho, na alimentação, no transporte próprio e de coisas, e para brincar. A esses animais damos o nome de domésticos.
Os animais domésticos não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho. Se fizermos coisas que não gostam, podem assustar, avançando nas pessoas que estão por perto, pois essa é sua forma natural de defesa.
Definição
Habitat é um local específico ou região onde se desenvolvem ou vivem seres vivos de forma organizada.
Características
O habitat oferece as condições climáticas, físicas e alimentares adequadas para o desenvolvimento de uma determinada espécie. O mangue, por exemplo, é o habitat de algumas espécies de caranguejos. Neste local eles encontram alimentação, proteção contra os predadores e oxigenação ideal para a sobrevivência.
Nicho Ecológico
As atividades e o modo de vida de cada espécie em seu habitat possui o nome de nicho ecológico.
Você sabia?
- É comemorado em 1 de outubro o Dia Mundial do Habitat.
O que é biodiersidade (conceito)
A palavra biodiversidade é um neologismo construído a partir das palavras biologia (bio=vida) e diversidade (grande variedade). Ela significa a diversidade do mundo vivo na natureza, ou seja a grande quantidade de espécies em nosso planeta.
O termo em inglês biological diversity (diversidade biológica) foi criado por Thomas Lovejoy no ano de 1980, enquanto o termo biodiversity (biodiversidade) foi inventado por W.G. Rosen em 1985. Desde este momento, o termo e o conceito são muito