Atum e seu habitat
HABITAT
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS
Corpo fusiforme, alongado e comprimido lateralmente. Duas barbatanas dorsais separadas por um pequeno espaço. Os raios anteriores da primeira dorsal são significativamente maiores que os posteriores, conferindo à barbatana um aspecto côncavo. A segunda barbatana dorsal é seguida de 7 a 10 pínulas. Barbatanas peitorais de comprimento variável, dependendo da espécie e idade do indivíduo. Pedúnculo caudal esguio, uma quilha lateral de cada um dos lados, cada uma delas entre duas quilhas mais pequenas.
Captura do Atum
Existem varios metodos de captura do atum, bem como viveiros, mas o metodo mais comum para a caaptura do atum é pelo espinhel pelágico.
O espinhel pelágico, também conhecido como de monofilamento, consiste numa linha principal de nylon de alta resistência, com cerca de 80 km, da qual partem linhas secundárias com anzóis de 1500 a 2.200 no total. O espinhel pelágico é lançado com iscos tingidos com cores brilhantes, principalmente lulas, que estão presas a bastões luminosos com a finalidade de atrair os peixes. Atingem profundidades que variam de 45 a 80 m, sendo lançados após o pôr-do-sol por causa do comportamento das espécies-alvo.
ATUM VOADOR
Nome cientifico: Thunnus alalunga
Nome Português: Atum voador
DESCRIÇÃO:
Barbatanas peitorais marcadamente longas, ultrapassando a base da segunda dorsal. Primeira barbatana dorsal mais alta que a segunda. Tem a cor da primeira barbatana dorsal amarela intensa, a barbatana anal e segunda dorsal amarelo claro, margem posterior da barbatana caudal branca e pínulas pretas.
TAMANHO:
Comprimento máximo de aproximadamente 127 cm, correspondente a um peso de 40 kg. O comprimento mais comum situa-se entre os 40 e 100 cm.
ATUM ALBACORA
Nome cientifico: Thunnus albacares
Nome Português: Atum albacora, Galha-à-ré
DESCRIÇÃO:
Segunda dorsal mais alta que a primeira.