Habitat / nicho
O habitat de um organismo é o local onde este vive, ou o local onde deverá procura- lo.
O nicho ecológico é um termo com maior âmbito que inclui não apenas o espaço físico por um organismo, mas também o seu papel funcional na comunidade (como por ex: sua posição trófica) e sua exposição nos gradientes ambientais de temperatura, humidade, pH, solo e outras condições de existência.
A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores. A cadeia alimentar é passagem de energia de uma passagem trófico para outro.
Teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. O ECOSSISTEMA HUMANO DEFINIÇÃO:
Entende-se por ecossistema humano um sistema coerente de fatores biofísicos (abiótico e biótico) e sociais, com capacidade de adaptação e sustentabilidade ao longo do tempo.
•RECURSOS CRÍTICOS, necessários para fornecer os suprimentos essenciais ao sistema. Estes recursos são de 3 tipos:
1.Recursos Naturais, como energia, água, fauna, floresta, etc. 2.Recursos Socioeconômicos, como trabalho ou capital; 3.Recursos Culturais, como mitos e crenças.
Ciclos Biogeoquímicos → Ciclo da água, ciclo do carbono, ciclo do oxigênio, ciclo do nitrogênio.
Ciclo da água: armazenamento de água (rios, lagos etc)→ evaporação/ condensação da água causando nuvens de chuva/ armazenamento de água na atmosfera→ chuva forma- se geleiras, infiltrações, nascentes, lençóis freáticos→
Ciclo do carbono: Está na atmosfera, em todo os seres vivos (CO2) // a fixação do carbono se dá através da fotossíntese→ introduzido na formação na molécula de glicose/ comida e etc entra na cadeia alimentar→ respiração e/ ou inalação, liberado por todas a plantas e animais no seu processo