Nicho e habitat
JANAINA HONORATO DE SOUZA
PESQUISA DE ECOLOGIA
JUNDIAÍ
2014
1.O HABITAT DEFINE O LUGAR DE UM ORGANISMO NA NATUREZA; O NICHO DEFINE O SEU PAPEL FUNCIONAL.
Habitat
Os ecólogos acham útil distinguir entre o lugar que um organismo vive e o que ele faz. O habitat de um organismo é o lugar, ou locação física, na qual ele vive. Os habitats são distinguidos por notáveis características físicas, frequentemente incluindo a forma predominante de vida vegetal ou, às vezes, vida animal (Fig. 1.9). Assim, falamos de habitat de floresta, habitat de deserto e habitat de recife de coral. No início do estudo da Ecologia, devotou-se muito esforço para classificar os habitats.
Exemplo, os ecólogos distinguiram os habitats terrestres e aquáticos; entre os habitats aquáticos, os de água doce e marinho; entre os habitats marinhos, os oceânicos e os de estuários; entre os habitats oceânicos, os bentônicos (sobre ou dentro do fundo do oceano) eos pelágicos (em mar aberto); e assim por diante. Contudo, à medida que essas classificações se tomaram mais complexas, terminaram por colidir, porque os tipos de habitats se sobrepõem amplamente e distinções absolutas raramente existem. A ideia de habitat no entanto é útil, porque enfatiza a diversidade de condições às quais os organismos estão expostos. Os habitantes das profundezas abissais oceânicas e os das copas das florestas pluviais tropicais experimentam condições de luz, pressão, temperatura, concentração de oxigênio, umidade, viscosidade e sais totalmente diferentes, sem mencionar os recursos alimentares e os inimigos.
Nicho ecológico
O nicho de um organismo representa o intervalo de condições que ele pode tolerar e as formas de vida que possui - isto é, seu papel no sistema ecológico. Um princípio importante da Ecolo- gia é que cada espécie tem um nicho diferente (Fig. 1.10). Não há duas espécies exatamente iguais, porque cada uma tem atributos