Definição de Habitat e Nicho Ecológico
Habitat é um conceito usado em ecologia que inclui o espaço físico e os fatores abióticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuição das populações de determinada comunidade.
O conceito de habitat é, normalmente, usado em referência a uma ou mais espécies, no sentido de estabelecer os locais e as condições ambientais onde o estabelecimento de populações desses organismos é viável.
Apesar de o habitat ser um elemento da natureza, existem também os habitat artificiais, construídos pelo homem, normalmente para promover o aumento populacional de determinada espécie ou comunidade.
Exemplos de habitats naturais:
* O habitat da truta são os cursos de água bem oxigenados e com baixa salinidade das zonas temperadas.
* O mangue, é o habitat de algumas espécies de caranguejos. Neste local eles encontram alimentação, proteção contra os predadores e oxigenação ideal para a sobrevivência.
* O habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia.
* O habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.
Exemplos de habitats artificiais:
* Zoológicos
* Aquários
* Criadouros de pássaros
* Criadouros de abelhas
Nicho ecológico
O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.
O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente.
Exemplos:
* O nicho do Bugio inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por diante.
*O nicho de uma planta inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as outras espécies, e assim por diante.