nicho ecologico
Cquote1.svg Posso não conseguir definir nicho, mas o reconheço quando o vejo. Cquote2.svg
— Godsoe, 2010.
Há, entretanto, algumas definições bem pertinentes dadas, inclusive, por pesquisadores brasileiros, com a particularidade de distinguir "nicho" de "hábitat", que são conceitos que causam confusões:
Cquote1.svg Habitat é a descrição estática da vida dos seres vivos; Nicho, a descrição dinâmica . Cquote2.svg
— Leonardo S., 2012.
Em verdade, o termo nicho ecológico é confundido com outros justamente por causa de sua nomenclatura. O dever da nomenclatura científica é facilitar o estudo e não confundir conceitos. Houve um erro terrível em se escolher esse tipo de denominação. Os termos científicos, muitas vezes, são criados de forma subjetiva, ou seja, para o criador o nome faz todo o sentido, mas não necessariamente fará para a pessoa que o estude posteriormente. Por isso alguns autores já começaram a criar termos mais adequados e simples, como "descrição da vida".
Existe confusões conceituais mais alarmantes do que seja nicho pela maioria leiga. Por motivos históricos, muitos confundem Nicho ecológico com o modo de vida ou habitat de uma espécie, ou, ainda, então fazem comparações como o habitat representar o "endereço" da espécie e o nicho ecológico ser equivalente à "profissão". Porém, além dessas características, o nicho abrange um conjunto enorme de parâmetros para ser mensurado.
Inicialmente, antes de entender e poder definir o que é Nicho Ecológico, é importante conhecer conceitos como Recursos, Condições e Interações, seus significados e sua importância dentro da Ecologia.
De forma resumida:
Recursos são fatores bióticos e abióticos que podem ser usufruídos pelos seres vivos. Mais comumente utiliza-se o termo para alimentos e nutrientes.
Condições