Inteligência Artificial
Artificial segundo um qualquer dicionário de língua portuguesa quer dizer «produzido por arte ou por indústria; fingido». Inteligência no dicionário significa «faculdade de pensar, conceber; raciocínio; pessoa de grande capacidade intelectual». Ou seja IA quer dizer «algo com a faculdade de pensar produzido pela indústria».
A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa... da ciência da computação, dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou multipliquem a capacidade racional do ser humano de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente. Também pode ser definida como o ramo da ciência da computação que se ocupa do comportamento inteligente ou ainda, o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor
A ideia inicial de uma máquina ser capaz de aprender algo acabou sendo repensada já que, o comportamento do ser humano é muito complexo para ser repassado à uma máquina, visto que, era impossível.
Diante das dificuldades encontradas, a IA passou na década de 70 e 80 a ser vista como uma recriação do pensamento humano para a elaboração de máquinas capazes de desenvolver procedimentos impossíveis a uma pessoa. Deste modo, o ser humano deixou de ser um modelo atual e as máquinas começaram a ser desenvolvidas a partir de suas capacidades técnicas.
Hitória
A IA teve seu início em 1943, quando os pesquisadores Warrem McCulloch e Walter Pitts desenvolveram um trabalho que simulava uma rede de neurônios artificiais, onde cada neurônio possuía um estado “ligado” ou “desligado”, dependendo dos estímulos recebidos de seus neurônios vizinhos. Eles demonstraram que qualquer função computável podia ser calculada a partir de uma rede de neurônios adequada e que as portas lógicas (E, OU, NÃO,etc.) podiam ser representadas por uma rede simples de neurônios. Os dois pesquisadores também sugeriram que esse modelo permitisse o aprendizado de máquina. Mais