Controladores Lógicos Programáveis
Tema: Controladores Lógicos
Título Específico: Introdução a Controladores Lógicos
Programáveis.
Programáveis.
Referência bibliográfica : FESTO DIDACTIC. Introdução a controladores lógicos programáveis.
São Paulo: Festo Didactic, [19--]. 169 p.
Resumo da obra:
A obra traz informações sobre Controladores Lógicos Programáveis (CLP) como exemplo; o que são; como funcionam; e quais suas principais aplicações.
O CLP é definido como um sistema eletrônico digital que contém uma memória programável, capaz de armazenar internamente instruções de comando orientadas ao usuário. Possibilitando a implementação de funções especificas como controles lógicos, seqüenciais e temporizadores. Visando o controle de diversos tipos de máquinas e processos através de entradas e saídas digitais ou analógicas.
Esse equipamento possui basicamente a mesma estrutura de um microcomputador sendo formado por sistemas de hardware, que é a tecnologia da máquina em si, como placas de circuitos, fiação e baterias. Os softwares que consiste no programa aplicativo escrito pelo próprio usuário do CLP e o firmware que é a parte do software fornecida pelo fabricante do CLP como elemento integrante.
Para que as informações possam ser transmitidas e entendidas pelo sistema do controlador e preciso que seja utilizada uma linguagem específica pré estabelecida que são classificadas em 5 tipos que são a linguagem diagrama de funções (FBS), diagrama ladder (LDR), linguagem estruturada
(AWL), lista de ilustrações (STL), e linguagem seqüencial (SFC).
O CLP abrange diversas áreas de aplicação, principalmente em sistemas de automação onde o próprio usuário precisa fazer pequenas alterações, ajustes, temporizadores e contadores, tendo além do programa armazenado na memória, a possibilidade de alterar, ampliar e otimizar facilmente os processos de comando.
Seu funcionamento ocorre através do processamento dos dados contidos no programa criado especialmente para cada