LEUCEMIA
Leucemias são doenças malignas que acometem os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea.Este tipo de câncer é caracterizado por fazer a medula óssea lançar uma grande quantidade de células brancas imaturas na corrente sanguínea, afetando também a produção de hemácias, leucócitos e plaquetas que são elementos que compõe o sangue. Como estas células defeituosas e cancerígenas percorrem todo o corpo elas podem se alojar em outros órgãos como fígado, baço, rins causando metástases.
Assim como os glóbulos vermelhos (cuja função é transportar oxigênio para órgãos e tecidos) e as plaquetas (células responsáveis pela coagulação), os leucócitos são fabricados dentro da medula óssea a partir de uma célula-tronco e são responsáveis por grande parte do nosso sistema imunológico.
Nas leucemias, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue e elas caem na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções.
Tipos de Leucemia
A leucemia é classificada de acordo com o tipo de leucócitos que afetam, e por isso são chamadas de leucemia linfocítica, linfoblástica, ou linfoide, quando atinge os linfócitos; e leucemia mieloide, quando atinge os mielócitos. Além disso, pode se apresentar de duas formas, aguda e crônica. Na forma aguda, as células são imaturas, não desempenham seu papel como deveriam e se reproduzem aceleradamente; enquanto que na forma crônica, as células são maduras, e podem manter algumas de suas funções, além de se reproduzirem de forma lenta. leucemia linfoide aguda: avança rapidamente é mais comum em crianças, mas pode atingir pessoas com idade acima de 65 anos,possui também os seguintes subtipos: mieloblástica, promielocítica, mielomonocítica, monocítica, eritrocítica e megacariocítica. leucemia mieloide