Linguagem Corporal
Gostaria de falar um pouco sobre a linguagem corporal, BL ou Body Language como alguns aqui chamam.
Para quem não conhece, dentro da linguagem corporal estão incluídos os famosos IDI's (Indicadores de Interesse), que as pessoas usam (in)conscientemente para indicar se estão ou não satisfeitas com algo.
A minha intenção é fazer um ebook, pois este assunto é vasto demais, por isso os artigos dividirei em 3 partes. Este é o artigo introdutório, mas recomendo a leitura, mesmo para aqueles que já conhecem sobre a linguagem do corpo.
IntroduçãoA linguagem do corpo é o reflexo esterno do estado emocional da pessoa. Cada gesto ou movimento pode ser uma valiosa fonte de informação sobre a emoção que ela está sentindo num determinado momento. Por exemplo: a mulher preocupada com alguns quilos a mais nas coxas fica alisando seu vestido; o homem incomodado com o fato de estar engordado puxa continuamente a dobra de sua pele do queixo; a pessoa receosa ou na defensiva cruza os braços e/ou as pernas; o homem que evita ficar olhando para o seio grande de uma mulher enquanto conversa faz gestos inconscientes de toca-los com as mãos.
O segredo da leitura da linguagem do corpo está na capacidade de captar o estado emocional de uma pessoa escutando o que ela diz e observando seus gestos e atitudes. A nossa época tem uma verdadeira obcessão pela palavra falada e pela capacidade de comunicação oral. Mas é interessantísimo notar a contradição entre o discurso falado e o transmitido pelo corpo. Um político americano defendia certa vez o aumento dos salários dos políticos comparando seus vencimentos aos dos executivos das grandes empresas. Ele dizia que os salários dos executivos haviam crescido muito e que os aumentos propostos para os políticos eram relativamente pequenos. No entando, toda vez que mencionava os vencimentos dos políticos, ele abria os braços com as mãos a um metro e meio de distância uam da