Linguagem corporal
UNAERP
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
I ETAPA
Disciplina:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Títulos do trabalho:
Linguagem Corporal
Exercício Físico
Qualificação Profissional
Nomes dos autores (alunos): Isabel Santos, Hiago César, Caio Marrocos e João Pedro lima.
Códigos: 816237, , , 815610.
RIBEIRÃO PRETO
Março/2013
Sumário
Linguagem corporal 2
A importância da linguagem corporal 3
Utilização da linguagem corporal 3
Gestos culturais 4
Gestos de suporte ou complemento 4
Leitura das reais intenções e sentimentos do orador 4
Expressões inatas 4
Movimento dos olhos 5
Principais movimentos oculares 5
Linguagem corporal
A Linguagem Corporal é uma forma de comunicação não verbal. Abrangem principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.
Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal a Cinesiologia, ciência que analisa o movimento do corpo humano, a Paralinguagem, a PNL – Programação Neuro-Linguistica, a Neurociência, a Psicologia, a Proxêmica e a Oratória.
Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais”. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais. [pic]
A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A Linguagem corporal vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico, a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.
O surgimento da linguagem verbal há mais de 40.000 anos e da escrita, há 4.000 anos só foram possíveis com o desenvolvimento de uma complexa estrutura cerebral