Leucemia
Existem diversos tipos de leucemias, são todas malignas cada uma com características como prognóstico e tratamento diferentes, sendo, desta forma, o termo leucemia uma designação muito ampla. Os principais tipos de leucemia são:
leucemia linfóide aguda: o tipo de leucemia mais frequente na criança leucemia mielóide aguda: mais comum no adulto leucemia linfóide crônica: mais comum em idosos leucemia mielóide crônica: mais comum em idosos
[editar] Sintomas
As manifestações clínicas da leucemia são secundárias à proliferação excessiva de células imaturas (blásticas) na medula óssea, que infiltram os tecidos do organismo, tais como: amígdalas, linfonodos (ínguas), pele, baço, rins, sistema nervoso central (SNC) e outros. A proliferação rápida das células leucêmicas faz com que estas vão ocupando cada vez mais a medula óssea, não deixando mais as células normais (hemácias, leucócitos e plaquetas) se reproduzirem normalmente e saírem da medula óssea, causando os sintomas.
Síndrome anêmica: aparecem pela redução da produção dos eritrócitos pela medula óssea.
Sonolência;
Cansaço;
Irritabilidade e fraqueza;
Pouca fome, conseqüentemente, emagrecimento;
Palpitações;
Dores de cabeça;
Tonturas;
Desmaios;
Em casos mais graves, palidez.
Síndrome trompocitôpenica (hemorragias): aparecem pela redução de plaquetas que são de grande importância para a coagulação do sangue, pois evitam os sangramentos.
Hematomas (manchas roxas) grandes que aparecem sem trauma algum;
Hematomas