Controlador lógico programavel
Desde os primórdios de sua origem, o ser humano sempre se utilizou de ferramentas e utensílios que o auxiliaram na realização de diversas cotidianas relacionadas às suas necessidades de sobrevivência, porém, de um tempo pra cá, o ser humano se viu na necessidade de produzir cada vez mais em menos tempo.
A indústria hoje usa muito da frase ‘’ Tempo é dinheiro ‘’, e para gerar mais em menos tempo, passamos a utilizar da automação.
Devido os inúmeros modos de aplicação e inúmeras vantagens, a automação passou a ser cada vez mais importante em todo setor da indústria.
Este trabalho, inicialmente vem com o intuito de apresentar como a automação surgiu na indústria, algumas aplicações dentro dos processos indústrias também.
Em seguida, vamos ver toda a lógica de um CLP (Controlador lógico programável), toda a sua história e descobrir que ele está muito presente na nossa vida.
E por fim mostraremos a robótica e suas várias aplicações, como surgiu, e como ela está integrada dentro da indústria.
2 – AUTOMAÇÃO
2.1 – Conceitos
Automação é um sistema de equipamentos eletrônicos e/ou mecânicos que controlam seu próprio funcionamento, a mínima intervenção do homem. Automação é diferente de mecanização. A mecanização consiste simplesmente no uso de máquinas para realizar um trabalho, substituindo assim o esforço físico do homem. Já a automação possibilita fazer um trabalho por meio de máquinas controladas automaticamente, capazes de se regularem sozinhas.
2.2 – Desenvolvimento
As primeiras iniciativas do homem para mecanizar atividades manuais ocorreram na pré-história. Invenções como a roda, o moinho movido por vento ou força animal e as rodas d’água demonstram a criatividade do homem para poupar esforço.
Porém, a automação só ganhou destaque na sociedade quando o sistema de produção agrário e artesanal transformou-se em industrial, a partir da segunda metade do século XVIII, inicialmente na Inglaterra.
Os sistemas inteiramente automáticos