Controlador lógico programável
05 de abril de 2012
INGRIDE GOMES LIMA VICENTE
DANYLO RODRIGUES
Trabalho solicitado e orientado pelo professor
Rogerio Mafra da disciplina de automação do curso de Eletrotécnica VIII.
teixeira de freitas
05 de abril de 2012
introdução
O controlador lógico programável, ou simplesmente CLP, tem revolucionado os comandos e controles industriais desde o seu surgimento na década de 70. Antes do surgimento dos CLP’s as tarefas de comando e controle de máquinas e processos industriais eram feitas por relés eletromagnéticos, especialmente projetadas para este fim e que ainda hoje se parecem bastante com o dispositivo eletromecânico inventado por Samuel F. B. Morse em 1836.
O primeiro CLP surgiu na indústria automobilística, até então um usuário em potencial dos relés eletromagnéticos utilizados para controlar operações sequenciadas e repetitivas numa linha de montagem. Compunha-se de circuitos eletrônicos montados com componentes semicondutores como transistores, CI's.
A normalização do Brasil para representar um Controlador Programável adota como sigla “CP” e define como sendo um equipamento digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais.
Portanto é comum encontrarmos os termos PLC, CLP E CP referindo ao mesmo equipamento.
Segundo a NEMA (National Electrical Manufactures Association), um CLP é definido como aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para o armazenamento interno de instruções específicas, tais como lógica, sequenciamento, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas e processos.
PLC
Basicamente, um controlador programável apresenta as seguintes características:
• Hardware e/ou dispositivo de controle de fácil e rápida programação ou reprogramação, com a mínima interrupção na produção.
•