controlador logico programável
Amigos estudantes!
Continuando o assunto sobre automação, iremos hoje descrever os Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Este equipamento consiste em um processador programado por um software (programa) que executa as instruções de comando para funcionamento automatizado da máquina. Alguns dizem que o CLP é uma máquina, ou seja, o conjunto processador + equipamento, outros defendem que o CLP é somente o coração desta máquina, ou simplesmente, o processador.
Quer seja uma máquina ou somente um processador, o importante é que o Controlador Lógico Programável é uma realidade nas indústrias em diversos ramos, como automobilístico, aviação, farmacêutico, naval e muitos outros. A grande possibilidade de aumentar a produtividade, bem como a melhoria da qualidade, faz com que novos equipamentos sejam fabricados com desempenho muito melhor que a dos manuais.
Fig. 1 – CLP do fabricante WEG. Fonte: www.eletromax.com.br
Como exemplo, podemos citar um equipamento que realiza corte e dobra de chapas metálicas, sendo manual, o operador deve realizar todo o processo de corta e dobra e seus detalhes de acordo com um rascunho do projeto operando manualmente todos os detalhes da peça. Isto é um trabalho bem cansativo e de bastante atenção, mesmo que este operador tenha bastante prática! Já com um equipamento que realiza a mesma função (corte e dobra), o operador irá ao painel eletrônico do equipamento programá-lo para executar esta mesma função de acordo com o projeto, fazendo-o em menos tempo e com maior qualidade.
Fig. 2 (esquerda) máquina de corte e dobra manual. Fonte:www.navainox.ind.br Fig. 3 (direita) máquina de corte e dobra automatizada. Fonte:www.gravia.net.br Os CLPs foram criados em 1968 para atender a produção da indústria automobilística. Seu criador, o engenheiro Richard Morley, trabalhava em uma empresa da General Motors dos EUA e precisava melhorar a produtividade da