Arquitetura e Meio Ambiente
Prof Samir Hernandes Tenorio Gomes
Aluna Ana Carolina Carrião Honorato
1. FICHAMENTO: Agenda 21
Durante a ECO92 ou Rio92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio
Ambiente e Desenvolvimento – CNUMAD - realizada em 1992 na cidade do Rio de
Janeiro, foi sistematizado um plano de ações com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.
Por dois anos, governos e entidades de diversos países contribuíram com propostas para a criação deste plano de ações para concretizar o ideal de desenvolver sem agredir ao meio ambiente, formando a Agenda 21, que pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Sua ideia é define instrumentos de planejamentos participativos a nível global, que define as diretrizes gerais, nacional e a local. Assim, seu lema é “Pensar globalmente, agir localmente.
A Agenda 21 Brasileira resultado de uma vasta consulta à população do país, coordenada pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21
(CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, por fim, em 2002.
A Agenda 21 Local é o processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21.
Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um
Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação,