ecologia
ESCOLA DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TAREFA - AP1
DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aluno: Leonardo Venter
Professor: Lais Roberta Galdino de Oliveira
Recife, 24 de Setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa discutir conceitos ligados a ciências do ambiente propostos pela professora Lais Oliveira como parte da Avaliação da Disciplina
Ciências do Ambiente ministrada por ela. Os conceitos a serem debatidos estão listados e avaliados um a um na sequência que segue.
1) O que é Ecologia?
Usando uma definição bem formal, não extraída de material ligado a disciplina de meio ambiente, ou seja, diretamente do dicionário, obtemos o seguinte conceito: “Ecologia é um ramo da Biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro”. Porém essa definição é pouco abrangente se considerarmos o intuito desta disciplina.
Aprofundando a pesquisa sobre o termo obtemos: “A palavra "Ökologie" deriva da junção dos termos gregos “oikos”, que significa “casa” e “logos”, que significa “estudo”. Foi criado pelo cientista alemão Ernst Haeckel para designar a ciência que estuda as relações entre seres vivos e meio ambiente. A princípio um termo científico de uso restrito, caiu na linguagem comum nos anos 1960, com os movimentos de caráter ambientalista.
Os principais ramos de estudo e pesquisa em que se divide a Ecologia são:
Autoecologia, Demoecologia (Dinâmica das Populações), Sinecologia (Ecologia
Comunitária),
Agroecologia,
Macroecologia.
Ecofisiologia
(Ecologia
Ambiental)
e
O conceito de Ecologia Humana designa o estudo científico das relações entre os homens e o meio ambiente, incluindo as condições naturais, as interações e os aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais.
Atrelado ao conceito de ecologia é preciso depurar também o conceito de interação ecológica,