habitat
Nesse trabalho vamos estar aprendendendo um pouco mas sobre as vanguardas européias: Cubismo, Dadaísmo e Futurismo.
O Cubismo de Pablo Picasso consistia numa deformação do real bem peculiar através da geometrização dos contornos e com a técnica do simultaneismo plástico. O Dadaísmo de Tristan Tzara consistia numa crítica feroz à instrumentalização do ser humano na civilização ocidental através de um humor corrosivo e iconoclasta.
O Futurismo italiano de Filipo Tomati Marinetti cultuava a era da máquina, da tecnologia, celebrava o capitalismo urbano industrial.
Cubismo
O Cubismo foi um movimento que se desenvolveu, inicialmente, nas artes plásticas, sobretudo na pintura, valorizando as formas geométricas, como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e dos objetos; por isso, o movimento ganha o nome de cubismo. Ao pintar, os artistas achatavam os objetos, e com isso eliminavam a ilusão de tridimensionalidade. As cores, em geral, se limitam ao preto, cinza, marrom e ocre. De todos os movimentos do século XX, é o que tem influência mais ampla.
O Cubismo, talvez o mais famoso dos movimentos de vanguarda no século XX, nasceu em Paris (1907), com o trabalho mais revolucionário do espanhol Pablo Picasso (1881-1973): a tela Les Demoiselles d'Avignon (As Senhoritas de Avignon, figura acima). Picasso retrata cinco mulheres de um bordel francês em poses sensuais. As duas mulheres do centro tem expressões andaluzas (de Andaluzia, sul da Espanha, onde nasceu o pintor), as outras três têm expressões que lembram máscaras africanas (nítida a influência da arte africana). O rompimento com a forma de ver o mundo por uma única perspectiva, adotada pela arte ocidental desde o Renascimento, pode ser exemplificada com a mulher sentada à direita: seu corpo é visto de costas e seu corpo de frente.
Além da influência da arte africana, o cubismo, também, é influenciado pelo pós-impressionista francês