Como entender este versículo de romanos 11?
Por Marcelo M. Guimarães
Nesta semana eu recebi uma importante pergunta de um irmão amigo e imediatamente lhe respondi conforme o texto abaixo, o qual gostaria de compartilhar com todos vocês.
Pergunta: - Com base nos versos acima, sempre acreditei que os judeus zelosos da lei nestes últimos dois mil anos, seriam salvos “quanto à eleição, amados por causa dos pais,” (Rom.11.28), mesmo não aceitando o testemunho de Yeshua. O que o senhor tem a dizer a respeito, Rabino Marcelo Guimarães?
Romanos
11.25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.
[pic]
11.26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades.
Meu caro irmão, eu sempre procuro entender um texto bíblico fazendo uma “midrash” com outros textos bíblicos. Eu vejo o capítulo de Romanos 11, uma demonstração da Soberania de D´us, pois Ele foi quem cegou[1] os olhos dos judeus e os tornou surdos quanto à salvação em Yeshua. Por amor, Ele cortou os ramos naturais[2] da Oliveira para que gentios fossem enxertados através de Cristo. Ou seja, por amor as nações que Israel ainda não foi salvo em sua totalidade, pois Israel tem sido salvo em parte, isto é, aqueles judeus que creram no Messias Yeshua como Pedro, Paulo, João e tanto milhares e milhares de outros judeus desde o primeiro século até aos dias de hoje.
A plenitude (plerosai, no grego) é um dos marcos do tempo determinado por D´us para Israel. Plerosai, entendo eu muito mais no sentido de qualidade e maturidade da fé do que quantidade. ´Pleroma´ quer dizer também “equilíbrio, balanceado”, mesma palavra usada para encher os navios até a linha do ´pleroma, equilíbrio, ou seja, peso e carga do navio que lhe dão um empuxo perfeito em relação à massa da água deslocada