A reviravolta da johnson & johnson
2. Ao eliminar os intermediários (os atacadistas e distribuidores locais), a Johnson & Johnson criou uma situação de conflito com estes antigos parceiros que serviram a empresa por muitos anos. Você como Gestor, como administraria o conflito com estes antigos parceiros que deram o sangue e agora são colocados de lado. Explique.
3. Cada um dos 170 vendedores, é responsável pelo desempenho de 30 lojas em uma área de 150 quilômetros quadrados. Metade dos ganhos dos vendedores corresponde ao seu desempenho individual. É justo? SIM ou
NÃO? Por que?
4. A Johnson & Johnson, agora, também presta serviços de consultoria e como exemplo, citamos o planejamento e a decoração de algumas lojas em São Luis-MA. A Johnson & Johnson contratou até uma Banda de Xote para as
Festas de São João. Conforme palavras de um dos Diretores Regionais: “Precisamos aprender a fazer mais do que apenas vender”. Como essa Consultoria pode ajudar os pequenos e médios comerciantes? Os vendedores estão preparados para exercerem esta função? Explique.
5. A Distribuidora Coutrim, de Salvador-BA, que distribui produtos no estado da BAHIA, perdeu CINCO clientes, que á partir de janeiro, passaram a receber produtos diretamente da Johnson & Johnson. Estes clientes representavam vendas de R$ 400 mil mensais. A Johnson & Johnson estuda pagar uma indenização á empresa.
Em sua opinião qual seria a indenização a ser paga pela Johnson & Johnson á Distribuidora Coutrim pelo fim do contrato de distribuição exclusiva? Explique.
6. A AMBEV em 1997 elaborou um Projeto, parecido com a estratégia da Johnson & Johnson. O Projeto
chamava-se