A reorganização da escola na perspectiva da educação inclusiva
RA: 1099382
Professora MARIA CECILIA LIETH B SOARES
Licenciatura em Educação Física
CAMPINAS-SP
2012
Entrevista com a Coordenadora Maria José Ramos da Escola Municipal Dr. José Vargas de Souza.
1) Quantos alunos com necessidades educacionais especiais frequentam a escola que você coordena?
R: Temos1 aluno no período da manhã.
2) Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão distribuídos nas diferentes classes e séries? Por exemplo, um aluno com surdez no 6º ano, um com deficiência intelectual no 2º ano, e assim por diante.
R: O aluno do turno da manhã, é portador de deficiência intelectual parcial.
3) A escola, a partir da inserção do(s) aluno(s) com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, aos recursos didáticos utilizados, aos recursos e instrumentos de avaliação, à organização do espaço, entre outros aspectos? Se sim, descreva detalhadamente quais as mudanças que têm sido implementadas para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.
R: A mudança que procuramos estar realizando foi a criação de rampa de acesso para deficientes físicos, estamos providenciando mudanças nos materiais pedagógicos para alunos deficientes de forma geral.
4) Você, enquanto coordenador(a) da escola, realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica acerca da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Se sim, como foram esses cursos e/ou formação? Informe, adicionalmente, se eles foram propostos pela rede pública ou se você os procurou por iniciativa própria.
R: Fiz alguns cursos voltados para a área, por meu interesse até para facilitar meu