A reorganização da escola na perspectiva da Educação Inclusiva e Adaptada"
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
POLO SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO
ESCILDA MANIQUE BARRETO MESQUITA
RA: 1107959
"A reorganização da escola na perspectiva da Educação Inclusiva e Adaptada"
Profª tutora
1º sem.2014
Escilda Manique Barreto Mesquita
RA: 1107959
"A reorganização da escola na perspectiva da Educação Inclusiva e Adaptada"
Profª tutora:
1º sem.2014
Relatório Conclusivo de Analise
A Escola de Ensino Infantil Balão Magico, atende a oito crianças com deficiências, dentre elas tem deficientes físicos, auditivos e intelectual, distribuídas em salas diversas sendo pré-1 e pré-2, assim a escola atende ao que diz a resolução CNE/CEB Nº 2 que prevê nos artigos 1º e 7º o seguinte: Artigo 1º que o atendimento desses alunos terá inicio na educação infantil, nas creches e pré-escolas.
Artigo 7º que o atendimento aos alunos com necessidades educacionais deve ser realizado em classes comuns do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica.
No que diz respeito à organização do espaço, a organização curricular, aos recursos didáticos entre outros ainda não atende as exigências para o bom funcionamento de uma escola com a perspectiva da educação inclusiva e adaptada, pois os recursos didáticos são limitados a jogos educativos, e agora com uma inovação na escola que é a prancha de comunicação alternativa, são poucas as organizações que a escola mostra ter feito para a acessibilidade desses alunos. A escola não possui transporte adaptado aos alunos com deficiência, nem foram eliminadas todas as barreiras arquitetônicas urbanísticas, a não ser os alargamentos feitos nas portas e as rampas nas portas das salas e banheiros, não apresenta instalação de equipamentos e mobiliários adequados como prevê no: “Art. 12. Os sistemas de ensino, nos termos da Lei