A relação professor-aluno no processso de aprendizagem
Aldecir Mesquita¹ Mariana Ferreira² Maria Valclides Martins Cruz²
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por finalidade mostrar a extrema importância da relação professor-aluno no processo educativo e de formação do indivíduo nos quais ambos estão inseridos. Nesse cenário, o professor é o mediador entre o conhecimento e a aprendizagem.
Durante o estágio supervisionado de 30 dias, a equipe realizou uma pesquisa-ação com 30 alunos do ensino fundamental de uma escola pública da zona Sul de Manaus.
Nesse período, detectou-se a falta de afinidade, de afetividade e de diálogo entre educador e educando. Não havia sinergia em sala de aula. E o mais grave: não existia respeito mútuo.
¹Professora orientadora, do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário do Norte-Uninorte/LAUREATE, especialista, com a formação em filosofia e Direito pela UFAM.
²Acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário do Norte – Uninorte /LAREATE
A falta de incentivo e de valorização profissional são alguns dos fatores que podem contribuir para a construção desse cenário da educação no Brasil. Um professor desmotivado não consegue exercer suas atividades de forma dinâmica e didática. Portanto, observou-se que existem muitos obstáculos que emperram a construção do relacionamento entre professor-aluno; mas que podem ser quebrados através do resgate de valores morais e éticos, e da conscientização do educador quanto ao seu papel de liderança dentro da sala de aula.
Este artigo está dividido em duas partes: a relação professor-aluno no processo de aprendizagem e a intervenção pedagógica da escola pesquisada.
1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.
O professor é mediador, facilitador do processo