Estágio
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
A IDENTIDADE DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Macaúbas-Ba
2012
A Identidade Do Professor E Sua Prática Pedagógica
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala:
Macaúbas-Ba
2012
Introdução
Embora a escola não seja a única responsável pela transformação da sociedade e pelas contradições existentes, a partir dela poderá ser construída uma nova consciência que leve à superação do estado de dominação e desemboque na construção de uma nova ordem social, pois, “a escola não é a alavanca da transformação social, mas essa transformação não se fará sem ela” (GADOTTI, 1984, p.73).
Sendo assim o desafio do professor é usar praticas que promovam uma aprendizagem eficiente com significado e sentido para os alunos e que contribua para essa transformação social.
Esse trabalho visa a analise de entrevistas com as professores Alzira Lima de 46 anos e Aparecida Pereira de 30 anos,ambas com ampla experiencia no Magistério, com o objetivo de confrontar suas práticas pedagogicas atuais a luz dos saberes adquiridos nos estudos feitos.
A identidade do professor e sua prática pedagogica
A educação é a base de todo o desenvolvimento econômico, cultural, tecnológico e social da atual sociedade. A educação deixou de se centrar num período de tempo restrito da vida de um indivíduo e passou a ser encarada como uma construção contínua da pessoa, abrangendo as suas várias vertentes. Numa acepção