A relação entre professores e a educação
1) INTRODUÇÃO
A Educação ao longo dos anos vem preocupando-se em contribuir para formação de um ser humano crítico, responsável e atuante na sua comunidade/sociedade. Pois vivemos em uma sociedade onde as trocas sociais e culturais acontecem rapidamente através da leitura, da escrita, da linguagem oral e visual. Em questão de segundos somos levados a lugares longínquos, conhecendo culturas e costumes diferentes, em outro instante apenas tentamos compreender o que se passa em nosso redor. Frente a isso, a escola vem buscando conhecer e desenvolver no aluno as competências da leitura e da escrita, pois, acredita-se ser indispensável para vivermos num mundo onde o acesso às informações é cada vez mais rápido e nossa participação necessária, enquanto cidadãos, mais exigente. É certo que é através delas que podemos expressar nossos desejos, aspirações, encantos e desencantos, de buscar informações, comunicar e expor nossos pensamentos e conhecimentos de maneira responsável e consciente. O que nos leva tentar compreender alguns métodos de como fazer com que o aluno se compreenda como sujeito construtor e construído pela sociedade.
2) TIPOS DE ENSINO QUE MARCARAM NOSSA EDUCAÇÃO
Vamos relembrar passagens importantes da nossa Educação e assim compreender o processo no qual estamos inseridos na atualidade.
2.1. A escola tradicional O ensino é centrado no professor que possui como objetivo transmitir os conhecimentos e a cultura para os alunos, que por sua vez deverão memorizar as informações tal qual foram ensinadas demonstrando no momento da prova, exame ou exercício. O aluno é um sujeito passivo e o conhecimento é transmitido pela escola através de conteúdos, modelos e demonstrações passadas pelo professor.
2.2. A escola comportamentalista O ensino está diretamente ligado à transmissão da cultura, conhecimentos e principalmente comportamentos (éticos habilidades e práticas