A relação professor-aluno na educação infantil
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
NÚCLEO DE APOIO DE SANTO ANDRÉ
JABOTICABAL – SP
2012
MARIA CÂNDIDA GOMES DE OLIVEIRA
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação São Luís, como exigência parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação Infantil: desafios e perspectivas.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Betanea Platzer
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
NÚCLEO DE APOIO SANTO ANDRÉ
JABOTICABAL - SP
2012
Aos amigos educadores.
Paulo Freire certa vez proferiu que “não há educação sem amor”. Um professor primeiramente deve amar o que faz se não tudo o que ele ensina para seu aluno não vai valer a pena e não surtirá efeito algum.
RESUMO
Este trabalho apresenta a necessidade do bom relacionamento entre professor e aluno; tendo em vista a perspectiva de que o relacionamento influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo do educando. As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. A relação educador-educando não deve ser uma relação de imposição, mas sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento. O educando deve ser considerado como um sujeito interativo e ativo no seu processo de construção de conhecimento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................7
1.O papel do professor na construção do conhecimento e desenvolvimento integral do educando.................................................................................................................9
2.A importância entre a emoção e a aprendizagem na sala de aula.........................19
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................24